É já este fim-de-semana que arranca o novo Campeonato do Mundo de Hard Enduro, e também o Troféu Nacional de Hard Enduro. O Extreme XL Lagares é a prova de abertura, onde é esperado grande espetáculo, naquela que é uma das provas mais difíceis do campeonato.
Vão ser três dias de grande exigência, onde infelizmente não se vai poder realizar o habitual prólogo na cidade do Porto. Mesmo assim, haverá a prova de Endurocross e também o Prólogo já na montanha, que dará a ordem para a prova principal de Domingo.
Candidatos são muitos! Com o aparecimento de novas equipas oficiais, há mais nomes na luta pelos lugares cimeiros, novamente com uma boa presença nacional.
Mário Roman é o #1 com a sua Sherco, com Wade Young como colega de equipa. A equipa oficial da KTM tem Manuel Lettenbichler como único piloto em Lagares, enquanto a Husqvarna Rockstar apresenta Alfredo Gomez, Graham Jarvis e Billy Bolt.
Do lado da Gas Gas vem Taddy Blazusiak, e Jonny Walker compete agora como oficial Beta. O popular Pol Tarres vem de Yamaha, numa lista de inscritos que tem ainda muitos candidatos a lugares cimeiros.
Em termos nacionais, Diogo Vieira é naturalmente o piloto que apresenta melhores hipóteses de conquistar um bom lugar, mas com mais compatriotas a alinhar na classe principal, sendo eles Luis Silva e Paulo Esteves.
Há também um grande numero de pilotos nacionais nas outras categorias, fazendo antever um fim-de-semana muito animado!