É um Dakar diferente! O que esperar do resto do Dakar 2021?

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

Claramente, o Dakar 2021 está a ser bem diferente das edições anteriores, e com três dias de prova, é possível ver que há diversos pontos que se repetem de dia para dia, e a estratégia vai entrar em ação!

Há uma clara preocupação com a mecânica e pneus das motos, mas o ponto de grande diferenciação, tem sido a navegação. Bem ao estilo do puro Dakar, os três dias foram marcados por muitas mudanças na classificação, fruto das dificuldades de navegação.

– Andar na frente, é muito complicado! Abrir a pista, não é para todos, e este ano, em três etapas, vimos três vezes a mesma coisa! Os pilotos que arrancam na frente, têm perdido acima de 15 minutos, e enfrentado grandes dificuldades de navegação. Isto pode levar a que a estratégia seja diferente nos próximos dias, com o “objetivo” de não ser o primeiro, mas estar bem posicionado. Prova disso, é o líder ser Styler Howes, que nesta sua 2ª participação no Dakar, registou os 8º / 11º / 4º nas 3 etapas disputadas.

– Areia e vento. O vento causou dificuldades adicionais, pois tem tapado as estradas, complicando ainda mais a navegação. As dunas moles, tem sido outra das grandes problemáticas.

– Gasolinas?? A 2ª etapa ficou marcada por muitos problemas com a gasolina após o reabastecimento. Andrew Short foi mesmo obrigado a abandonar, e rapidamente se percebeu que havia muita água nos depósitos de alguns dos pilotos.

– Tempos? Se nos últimos Dakar´s, parecia uma corrida ao segundo, agora vemos uma corrida aos minutos! 15 para cima, 15 para baixo, têm sido as diferenças entre os principais favoritos, com os 15 primeiros a mudaram completamente de etapa para etapa.

– Menos quedas. Felizmente, tem havido menos quedas este ano, e parece que as dificuldades de navegação e o percurso muito mais exigente de navegação, baixou a velocidade de prova e os riscos.

– O que esperar das próximas etapas? Fechados os 3 primeiros dias, será altura das equipas utilizarem os dados recolhidos durante estas etapas, para ajustar a estratégia e enfrentar o Dakar rumo à vitória.