Diogo Ventura entra a Vencer

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

Vila Nova de Santo André foi novamente o palco da prova de abertura do Campeonato Nacional de Enduro.

Diogo Ventura tinha a missão de defender o título alcançado em 2020, onde a principal oposição vinha do especialista em areia, Rui Gonçalves, bem como do regresso ao CNE, Luis Oliveira.

Mas foi Sebastien Buhler que surpreendeu ao vencer a primeira especial na frente de Ventura, com o campeão a assumir a liderança na primeira XT. Buhler viu-se arredado dos lugares cimeiros ao sofrer um pequeno problema com a sua moto dentro da Enduro Test. Com Diogo Ventura a alargar a liderança sobre Luis Oliveira, era Rui Gonçalves que começava a melhorar os tempos, depois de um arranque menos bom.

DV e RG começaram a ganhar distância para os seus adversários, e entraram para última volta separados por apenas 12 segundos. Rui Gonçalves recuperou 6 na última CT, e a luta estava ao rubro na entrada da derradeira especial. Rui Gonçalves venceu, mas Diogo Ventura minimizou o atrasado, conquistando a vitória final por 3.7 segundos de diferença, num fantástico duelo protagonizado por esta dupla.
Luis Oliveira continua a recuperar o seu ritmo habitual de corrida depois da longa paragem, concluindo no lugar mais baixo do pódio, seguido por Gonçalo Reis a 9 segundos. Renato Silva regressou ao Enduro para entrar no top5, e lugar mais baixo do pódio Elite 2. Manel Teixeira conquistou o pódio na Elite 1 e 6º da geral, seguido por Nuno Gonçalves, Ricardo Wilson, Paulo Felicia e Sebastien Buhler.

Se a Elite foi emocionante, o que dizer da Open! Gonçalo Sobrosa entrou a vencer com 0.08s de vantagem para Ricardo Damil, com Diogo Parente a fechar o pódio. Martim Ventura, João Moura, João Hortega, Gonçalo Salgado, Rui Fernandes, Marco Correia e Fernando Sousa Jr fecharam o top10.

Em Verdes 1 vitória para Vitor Queirós, seguido por Bernardo Vots e Gonçalo Jesus.
Likas Cardoso conquistou a sua primeira vitória na estreia em Verdes 2, com Diogo Nogueira e Micael Simão logo atrás. Em Verdes 3 foi Pedro Durães a levar a melhor, com Rui Silva e Carlos Pires nas posições seguintes.

Em Veteranos, domínio de Manuel Moura, seguido pelo regressado Nuno Rocha, e Pedro Bianchi Prata em 3º.

Joana Gonçalves voltou a vencer nas Senhoras, mas contando com forte pressão de Bruna Antunes na primeira metade da corrida. Rita Vieira ficou no 3º lugar, depois de uma violenta queda na primeira especial que a fez perder muito tempo, e lhe causou algumas mazelas.

Paulo Miranda venceu em Super Veteranos, João Rato na Promoção e João Bicha na Hobby.

A próxima prova é a 2 de Maio em Góis.

Foto de Ruben Colaço