De piloto sem contrato, Justin Barcia passou rapidamente a um dos mais pretendidos!
Recordamos que o #51 estava sem equipa no inicio da temporada, tendo mesmo alinhado na Monster Energy Cup com uma Honda privada. A lesão de Davi Millsaps levou a Yamaha a fazer um contrato para as primeiras provas do AMA SX, oportunidade que Barcia agarrou com unhas e dentes, fazendo um grande inicio de ano.
No entanto, a KTM está numa situação difícil, com Marvin Musquin a recuperar de uma lesão, sendo apenas 8º no campeonato, e Broc Tickle muito abaixo do esperado, estando atualmente fora do Top10. Isso levou a KTM a tentar contratar Barcia, bem ao estilo do que fez com Marvin Musquin em 2009, no mesmo ano que Rui Gonçalves foi vice-campeão do Mundo de MX.
Barcia escolheu ficar com a Yamaha, ocupando em definitivo o lugar de Millsaps, que anunciou o fim de carreira. Atualmente é 3º no AMA SX, e um dos sérios candidatos ao titulo, tendo garantido para já o campeonato de SX e MX em 2018.