Dakar 2027 cada vez mais perto do Algarve: "Está tudo bem encaminhado"
O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, disse esta segunda-feira, 26 de outubro, que a região está bem posicionada para receber o prólogo e a partida da primeira etapa do Rali Dakar 2027. A oficialização é esperada nos próximos dias.
Nuno Cação2 min de leitura

O Dakar 2027 pode arrancar em Portugal. Em declarações à Lusa, em Vilamoura, André Gomes afirmou que "não vou dizer que está certo, mas está bem encaminhado". Acrescentou que o Automóvel Club de Portugal (ACP) tem mantido "inúmeros contactos" com o território e com os municípios.
O plano é instalar a caravana no Estádio Algarve, que seria "o centro nevrálgico" da passagem pela região. Haveria um prólogo, com local ainda por definir, e depois a partida da primeira etapa, "em princípio com destino a Marrocos".
Uma publicação especializada foi mais longe e avançou no domingo que a escolha já está feita: partida em Loulé, primeiro acampamento no Estádio do Algarve e o ACP como parceiro da organização do Dakar na fase de arranque. Segundo essa publicação, a primeira etapa vai levar os concorrentes até Tânger. A organização ainda não confirmou.
A mudança decorre do anúncio feito a 25 de outubro pela ASO e pela Saudi Motorsport Company. O Dakar 2027, marcado de 1 a 15 de janeiro, não se vai realizar na Arábia Saudita por causa dos "recentes desenvolvimentos na região". O país volta a receber a prova em 2028, na 50.ª edição.
A confirmar-se, será o regresso do Dakar a Portugal 19 anos depois. Lisboa acolheu as partidas de 2006 e 2007, mas a edição de 2008 foi cancelada na véspera do arranque por ameaças à segurança na Mauritânia.
