Um erro de RoadBook podia ter terminado a carreira de Joaquim Rodrigues Jr

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

Já passaram algumas semanas do grande acidente de Joaquim Rodrigues Jr no Dakar 2018, mas o piloto tem agora um grande desafio pela frente.

Depois do sucedido, muito se falou sobre o que tinha provocado aquela violenta queda. Um erro de navegação, ou um perigo não assinalado? Esta foi a grande questão que fez correr muita tinta, e que o piloto de Barcelos esclareceu recentemente.

Ainda durante a prova, um outro piloto veio falar sobre a má leitura de Joaquim Rodrigues Jr do terreno, mas a publicação que o português fez recentemente, esclarece tudo. Era apenas uma pequena etapa com pouco mais de 30km, e os pilotos vinham quase com o RoadBook memorizado. Aquela zona, seria de perigo três, e não foi assinalado o perigo, nem foi referenciado no briefing efetuado antes da etapa. Isso mesmo é visível na foto publicada pelo atleta da HERO, que mostra o RoadBook na zona do acidente. ( ver no fundo da noticia )

Assim, dos pilotos mais rápidos, apenas Kevin Benavides tinha passado antes de J-Rod, piloto que se apercebeu do perigo, mas que mesmo assim ficou surpreendido com o facto de não estar assinalado. Quando Rodrigues se aproximou da zona, vinha muito depressa, ainda tentou abrandar, mas já não conseguiu, tendo a aparatosa queda que foi vista por todo o mundo. Foi um grande susto para todos, com o piloto a ficar inanimado, sendo transportado para o hospital onde ficou vários dias.

O aparato que provocou a queda, acabou por alarmar os pilotos que se seguiam, que mais tarde vieram defender Joaquim Rodrigues Jr, por não haver perigo assinalado naquela zona.

Contudo, J-Rod fraturou uma vertebra e tem agora uns longos meses de recuperação, esperando-se que recupere a 100%, mas onde podia ter ficado numa situação muito mais complicada.

Uma boa aprendizagem para o futuro, especialmente para a organização, pois o Dakar 2018 ficou marcado por demasiadas lesões! Fica a imagem do RoadBook.